Diante da realidade vivenciada pela Escola Estadual Brasil, que atende muitos alunos que dependem do transporte escolar, onde, os mesmos possuem baixo índice de aproveitamento e alto número de faltas. A Unidade Escolar realizou uma atividade diferenciada no 2º Dia Pedagógico, (21/05/2011) resolvemos conhecer um pouco do percurso feito pelos nossos alunos. Esta ação teve como objetivo principal sensibilizar os professores sobre a realidade dos alunos que dependem do transporte escolar.
A equipe saiu da escola ás 8:30 horas, em direção à região do Manoel João, Vale da Serra e Assentamento Jacutinga. Em cada um desses lugaress foi escolhida a casa de um aluno para que pudéssemos conhecer a família e também reunir com outros pais que moram nas redondezas, as conversas foram informais, mas com o intuito de estreitar os laços entre escola e comunidade.
Ao todo, foram percorridos em média 100 Km, onde podemos observar os perigos que os alunos correm, com estradas mal conservadas, pontes quebradas e transporte escolar em mal estado e principalmente o tempo que é gasto pelo alunos até chegar à escola, percebe-se que esses fatores geram cansaço e desinteresse.
Acreditamos, portanto, que foi uma ação bastante rica, já que nos permitiu ter um novo olhar sobre os nossos alunos e desta forma realizar um trabalho que irá de encontro às suas necessidades, com o planejamento de aulas mais dinâmicas e atividades paralelas.
Visita na casa de dona Aurileide, que é aluna e mãe de 3 alunos. |
Neste trecho da viagem, os alunos teem que descer do carro para atravessar a ponte a pé. |
Visita na casa dona Leda, mãe de 2 alunos. |
Mais um trecho, que os alunos são obrigados a fazer o percurso a pé. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário