Sabemos que o mês de novembro é consagrado como o mês da Consciência Negra, e o dia 20 é a data escolhida pelo seu simbolismo, por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, a luta pela liberdade e valorização dos saberes africanos. É uma das grandes tarefas da educação combater a todas as formas de preconceito, especialmente o racismo, que apesar de todos os avanços e debates ainda está muito presente no nosso dia a dia. Sendo assim, a Escola Estadual Brasil desenvolve atividades voltadas à valorização da cultura Afro-brasileira, cujo objetivo é resgatar, orientar e ao mesmo tempo informar, bem como corrigir as injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e cidadania para todos no ambiente escolar, pois trabalhar o combate ao racismo e a discriminação na escola, é valorizar a educação das relações étnico/sociais positivas; fortalecendo a raça negra e despertar entre os brancos a consciência negra.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Projeto : "Conhecendo a Arte e a História da África Brasileira".
A partir do 16 de Novembro estaremos desenvolvendo o Projeto: Conhecendo a Arte e a História da África Brasileira. No dia 17 de novembro acontecerá, oficina de Pintura em tela, ministrada pela assessora do currículo, Eliana.O encerramento será no dia 19 de novembro, a partir da 7:30h, com apresentações teatrais, poesias, exposição dos trabalhos de arte, roda de capoeira, palestra sobre o tema, degustação de comidas típicas. O Projeto é idealizado pela professora de história, Suyanny Gomes Sampaio Guimarães e desenvolvida por toda a equipe.
Fôlder: Uma das etapas do projeto foi a confecção do fôlder, que utilizamos papel reciclado, produzido pelos alunos nas oficinas de reciclagem utilizando o equipamento do TECNOKIT.
Um dos nossos grandes desafios, é trabalhar com os nossos alunos aceitação da raça, por isso convidamos alguns alunos para serem fotografados e mostrar a todos a beleza da raça negra.
Fôlder: Uma das etapas do projeto foi a confecção do fôlder, que utilizamos papel reciclado, produzido pelos alunos nas oficinas de reciclagem utilizando o equipamento do TECNOKIT.
Um dos nossos grandes desafios, é trabalhar com os nossos alunos aceitação da raça, por isso convidamos alguns alunos para serem fotografados e mostrar a todos a beleza da raça negra.
Os irmãos , Eliete ( 9º ano) e Flávio (7º ano) |
Alunas, Ruth e Eliete ( 9º ano) |
Aluna, Laurineide (7º ano) |
Esteliane (3ª série E.M) Flávio e Laurineide ( 7º ano) |
Os irmãos, Estelinha (3ª série) e Samuel (2ª série) |
Esteliane (3ª série) "Sou negro como teus olhos, que enxergam de frente o brilho da vida". |
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
conhecendo a realidade...
Diante da realidade vivenciada pela Escola Estadual Brasil, que atende muitos alunos que dependem do transporte escolar, onde, os mesmos possuem baixo índice de aproveitamento e alto número de faltas. A Unidade Escolar realizou uma atividade diferenciada no 2º Dia Pedagógico, (21/05/2011) resolvemos conhecer um pouco do percurso feito pelos nossos alunos. Esta ação teve como objetivo principal sensibilizar os professores sobre a realidade dos alunos que dependem do transporte escolar.
A equipe saiu da escola ás 8:30 horas, em direção à região do Manoel João, Vale da Serra e Assentamento Jacutinga. Em cada um desses lugaress foi escolhida a casa de um aluno para que pudéssemos conhecer a família e também reunir com outros pais que moram nas redondezas, as conversas foram informais, mas com o intuito de estreitar os laços entre escola e comunidade.
Ao todo, foram percorridos em média 100 Km, onde podemos observar os perigos que os alunos correm, com estradas mal conservadas, pontes quebradas e transporte escolar em mal estado e principalmente o tempo que é gasto pelo alunos até chegar à escola, percebe-se que esses fatores geram cansaço e desinteresse.
Acreditamos, portanto, que foi uma ação bastante rica, já que nos permitiu ter um novo olhar sobre os nossos alunos e desta forma realizar um trabalho que irá de encontro às suas necessidades, com o planejamento de aulas mais dinâmicas e atividades paralelas.
Visita na casa de dona Aurileide, que é aluna e mãe de 3 alunos. |
Neste trecho da viagem, os alunos teem que descer do carro para atravessar a ponte a pé. |
Visita na casa dona Leda, mãe de 2 alunos. |
Mais um trecho, que os alunos são obrigados a fazer o percurso a pé. |
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Parabéns a todos os servidores do Estado do Tocantins
No dia 29 de outubro, aconteceu uma animada confraternização envolvendo os servidores da Escola Estadual Alfredo Nasser e Escola Estadual Brasil, idealizada por suas respectivas diretoras Luzia e Elizabeth, onde o objetivo foi o de comemorar o dia dos professores e também o dia do servidor público. Todos se reuniram no "Pesque Pague do Heitor", onde puderam desfrutar de um dia bastante animado, com dinamicas e várias brincadeiras. O dia foi bastante rico, porque foi firmada uma parceria entre as duas escolas, proporcionando a interação entre as duas equipes e seus famíliares.
Com certeza esse encontro será o primeiro de muitos !!
Assinar:
Postagens (Atom)